Massa de moldar – Crianças

Massa de moldar – Crianças

0 from 0 votes
Receita por Graça – Truques & Dicas Modo de Confeção: RobotEquipamento: Bimby / Thermomix

Massa de moldar – Crianças

Estes dias de Isolamento social forçado, faz-nos puxar pela imaginação e manter crianças de 3 e quase 5 anos entretidas nem sempre é fácil, os mais velhos vão dando uma ajudinha, com jogos de tabuleiro, legos, e correrias pela casa.

Hoje o Mateus lembrou-se que não tinha acabado o presente do dia do pai na escola, que não tinha presente. Sosseguei o pequeno, falamos sobre o que ele gostaria de fazer, e do que o pai gosta. Ele todo contente disse: – O pai gosta de Xadrez…

Lá com jeitinho o convenci que a mãe e ele não iríamos conseguir fazer um jogo de Xadrez, mas que poderíamos fazer um jogo de damas. E como ontem na minha publicação da plasticina, houve que não conseguisse fazer, por falta de bicarbonato de sódio.

Então decidi fazer esta massa de moldar e dar assas a imaginação. Fizemos o jogo de Damas, mas pode fazer o jogo do galo, pode fazer o Domino, como fizemos só hoje, deixo aqui o resultado a cru, amanhã vamos ver se estará seco para pintarmos.

Pintamos uma caixa de cartão que tínhamos cá em casa, abri a caixa, virei ao contrário e deixei eles pintarem a caixa com os guaches, para fazer depois o embrulho do tabuleiro de Damas, amanhã quando estiver seca, monto a caixa novamente e colo.

O Luís acordou da sesta e também quis fazer um presente para o pai. Então decidimos
que iríamos fazer uma porta canetas com uma foto. Aproveitamos que ainda tínhamos massa, fizemos a base e um coração, pintamos um rolo de papel higiénico, colocamos o rolo sobre a massa e pressionamos um pouco, para quando a massa secar o rolo ficar preso.

Fizemos um coração colocamos em cima da base e colocamos um clip, para depois colocar a foto, falta pintar a base, que precisa de secar.



Tudo o que pode fazer 

Pode fazer letras e pintar, para eles construírem palavras.

Podem fazer bolinhas, para jogar ao berlinde.

Pode fazer figuras e pintar e Fazer porta-chaves.

Pode moldar o pé ou a mão do bebé.

Pode fazer Números e os sinais numéricos e eles usarem para fazer contas.

Podem fazer a forma de mãos e recortar.

Podem faze enfeites para a arvore de natal… É só deixar secar ao ar… não vai ao forno.

Pode fazer a massa simples e depois de seca deixar eles pintarem com guaches ou canetas

Podem colorir a massa com corante.

Esta receita foi elaborada na Bimby/Thermomix (TM31/TM5/TM6)

Na Mc faz somente metade da receita de cada vez e usa função amassar 2 minutos.

Na KCook Multi faz somente metade da receita, usa a lâmina de corte e amassa 1 minuto velocidade 10.

Ingredientes

  • 300 gr de água

  • 1/2 colher de chá de sal

  • 600 gr de farinha T65 s/ fermento (não queremos que a massa fique demasiado elástica nem que cresça), se usar T55, coloque mais 60gr de farinha

  • Corante alimentar gel para dar cor, caso deseje.

Preparação

  • Coloque no copo a água, o sal, a farinha e amasse 3 min/vel. espiga fica assim tipo esfarelada, mas depois juntamos tudo numa bola.
  • Pode dividir a massa em pedaços e colocar sobre cada pedaço um pouco de corante e amassar bem até a cor ficar uniforme.
  • Ou pode usar assim e depois de seca pintar.
  • De asas a imaginação ou inspire-se nas dicas escritas em cima.
  • Para deixar secar, coloque sobre uma folha de papel vegetal e sobre uma rede cerca de 24 horas.
  • Para fazer o jogo de damas, estendi a massa com um rolo de massa, sobre uma folha de papel vegetal com cerca de 4mm de espessura, corte um quadrado de 24 por 24. Desenhe levemente com o bico de uma faça e a ajuda de uma régua quadrados de 3 cm, 8 na vertical e 8 na horizontal.
  • Com a ajuda de um cortador, caso tenha corte 40 bolinhas que vão ser as damas, faça a mais pois eles irão certamente se perderem. Caso não tenha cortador pequeno redondo, faça bolinhas e achate. Deixe tudo secar, antes de pintar, as damas de preto, irei usar guache.
  • Para o jogo do galo corte um quadrado de 15X15 divida com linhas 2 na horizontal e duas na vertical, faça 6 X e 6 Bolas, com cortantes ou molde, deixe secar, depois pinte com cores.
  • O dominó também é fácil, e pode em vez de desenhar pintas, fazer letras, ou números, ou depois de seco colar animais, ou fazer padrões de joaninhas, zebra, crocodilo, tigre….
  • Espero que tenham gostado e que vos ajude a passar este tempo das melhores formas com as crianças.

Truques & Dicas

  • Receita desta massa fui buscar  a revista Bimby de Novembro 2016

Gostou desta receita? Partilhe!

Subscrever
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anit@h
Anit@h
3 anos atrás

Estou a fazer ag mas agarrar-se tudo às mãos… Tenho de deixar secar antes de moldar?

Anit@h
Anit@h
3 anos atrás

Estou a fazer ag mas agarrar-se tudo às mãos… Tenho de deixar secar antes de moldar?

Mimi
Mimi
3 anos atrás

Anita, não era para mim mas posso responder. Coloque um pouco mais de farinha até ficar com a massa moldável. Também dá para colocar purpurinas e pintar assim que terminam de moldar. Depois é só deixar secar. Outra coisa que os miúdos adoram, é serem eles próprios a fazerem a massa. Peço desculpa por me estar a intrometer mas eu trabalho numa biblioteca e tive dois anos a fazer massa de sal em atividades com crianças. Beijinho e adoro o blog

Go to Top