Carne guisada com massa e empadão de arroz – 2 em 1

Carne guisada com massa e empadão de arroz – 2 em 1

0 from 0 votes
Receita por Graça – Truques & Dicas Modo de Confeção: RobotEquipamento: Monsieur Cuisine Connect, Kenwood KCook Multi
Servings

4

servings
Prep time

30

minutes
Cooking time

40

minutes

Este devia ser o tópico de hoje, deixar-vos uma ementa semanal.

Mas não consigo, não só porque estou a pensar em mim, mas porque também não consigo deixar de pensar em alguns de vós.

Tenho recebido algumas sms, sms, que acredito que não sejam fáceis para que as escreve, de partilharem comigo as vossas dificuldades, os vossos medos, que no fundo são os meus medos.

Quanto tempo vai isto durar? Não a quarentena… Mas o que virá depois… A falta de fundo de maneio, a falta de um ordenado completo para conseguir pagar contas e comer… Quando é que isto vai normalizar? Como faço para conseguir esticar a carne e o peixe, como consigo fazer o milagre da multiplicação?

Quando recebo pedidos a questionar como fazer render duas entremeadas, como posso um frango chegar para 6 pessoas, o que faço com 6 bifes para 8 pessoas… Estas sms fizeram um click em mim, algumas são um murro no estômago, principalmente quando sei que há crianças nessas famílias.

Dei comigo a descongelar um saco de rojões de porco com 1200g, para fazer carne de porco á portuguesa, e a pensar, se faço a receita que tinha planeado para esta carne, comemos 6 (2 adultos+ 2 adolescentes + 2 crianças pequenas) hoje e sobra uma dose para o marido levar para o trabalho. Como posso fazer render mais… como posso fazer o milagre da multiplicação, como vos posso ajudar…

Não sou nenhum guru da poupança, nem da multiplicação… Mas posso tentar ajudar um pouco vocês aí desse lado, pelo menos os que precisam, a fazer multiplicar um pouco… Seja na bimby, na Kcook, na MCC, ou no tacho, não importa onde vão cozinhar, mas sim como o vão fazer…

Então peguei nesse 1200gr de carne cortei em pedaços mais pequenos, guisei com pedaços de cenoura, escorri o molho e reservei, dividi a carne em duas partes, uma delas piquei, cozi arroz, e fiz empadão de arroz, com o molho reservado e a restante
carne fiz com massa.

Ou seja, comemos os 6 a massa com carne, e ainda sobrou 1 dose para o marido levar para o almoço, e fiz empadão para 6 pessoas. (já irei colocar as receitas completas)

Uma ajuda é ter sempre sopa para comer antes da refeição, não têm verdes façam só creme, usem o pão duro para fazer croutons e enriquecer a sopa.

Acima de tudo reaproveitam, reciclem, transformem… Então nestes dias, ou semanas caso seja necessário, não vai haver ementa semanal, podem ver no blog ementas anteriores e adaptarem ou usarem na semana em que estamos.

Nestes dias vou partilhar antes como conseguir o milagre da multiplicação… Querem? Ajuda? Ou volto a ementa semanal? Isto só faz sentido se acharem que vos ajuda, que precisam de ideias!

Vão me dizendo também como posso ajudar, o que têm aí em casa para usar.
Deixem até dicas, que eu não sou uma máquina e também poderei precisar da vossa ajuda, partilhem como fazem esticar as vossas comidas e partilhem com milagre da multiplicação

Para eu ir acompanhando, sim para eu sentir que estou a ser útil e a ajudar… Porque se não isto parece um monólogo, mas versão escrita…. Na qual eu escrevo…. escrevo e ninguém me lê, para eu sentir que não estou sozinha e a perder o meu tempo.

Ingredientes

  • 300 gr de cebola

  • 3 dentes de alho

  • 300 gr de cenouras aos pedacinhos

  • 400 gr de tomate aos pedaços (1 lata)

  • 40 gr de azeite

  • 1200 gr de carne cortadas em pedaços pequenos (usei rojões, pode usar outra carne, pá, perna, cachaço, bifes, lombo)

  • 1 folha de louro

  • 200 gr de polpa de tomate

  • 110 gr de vinho branco

  • 200 gr de água para guisar a carne

  • 300 gr de massa (fusilli, penne, macarrão, cotovelinhos)

  • 400 gr de arroz vaporizado

  • 1 ovo batido
    para pincelar o empadão

  • Chouriço ou
    chourição para decorar o empadão, opcional

  • Sal e pimenta a
    gosto

Preparação

  • Coloque a cebola e os alhos na taça e pique 5seg/vel. 5 (na KCook use a lâmina e chop 15 segundos).
  • Junte o azeite, a filha de louro, o tomate e programe 7minutos/vel. 1 Rotação a esquerda/120º (na KCook tira a lâmina, coloque o misturador, e programe 120º/5 minutos/vel. 4).
  • Junte a carne, o sal e pimenta, a polpa de tomate, o vinho branco, 200gr de água, a cenoura e programe 25 minutos/velocidade 1 rotação a esquerda /100º (na KCook Multi mantém o misturador mesmo tempo e temperatura velocidade 4)
  • Com a ajuda do tabuleiro de vapor/Varoma, escorra a carne do molho, reserve o molho.
  • Divida a carne em 2 partes, uma das partes coloque dentro da taça e pique 8seg/vel. 4, retire e reserve (na KCook use a lâmina e pique 10seg/vel. 8) retire, junte a essa carne picada 200gr do molho reservado e reserve.
  • Selecione a opção balança, pese o restante molho na taça e junte água até fazer 1200gr, sal e aqueça 5minutos/vel. 1/100º. (na KCook coloque o misturador e use velocidade 4).
  • Junte a massa e cozinhe o tempo indicado na embalagem/ velocidade 1 rotação á esquerda/100º (na KCook use velocidade 3).
  • Junte a massa a carne e envolva, sirva de seguida.
  • Lave a taça, coloque 1500gr de água, coloque o cesto, com o arroz e sal, e programe 30 minutos/vel. 3/100º, a meio da cozedura abra e envolva o arroz. Na Bimby usam 1 litro de água 25minutos/vel. 2/100º.

    Na KCook Multi podem fazer esta receita de arroz aqui: https://gracatruquesdicas.pt/2018/07/arroz-vaporizado-frito
  • Coloque metade do arroz num tabuleiro, coloque a carne picada reservada, coloque o restante arroz.
  • Quando for consumir pincele por cima com o ovo batido, coloque o chouriço e leve ao forno a 180º até dourar.
  • Bom apetite.

Truques & Dicas

  • Receita elaborada na MCC porque a capacidade de taça é maior que a da Bimby, e é uma mais valia neste momento, na KCook multi pode usar as mesmas quantidades, na Bimby use somente 1kg de carne, a cenoura para 200gr, o resto pode fazer igual, só deve colocar menos carne para não desfiar a cozinhar.
  • A preparação da Bimby é igual a da MCC, no passo de cozinhar a carne e a massa use velocidade colher inversa onde diz velocidade 1 rotação á esquerda, na KCook multi esta a adaptação ao longo da receita.
  • Receita dos croutons aqui:
    https://gracatruquesdicas.pt/2015/09/croutons

Gostou desta receita? Partilhe!

Subscrever
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vânia
Vânia
3 anos atrás

Adoro estas partilhas e sou uma mega fã do blog.

Sofia Bento
Sofia Bento
3 anos atrás

Sou nova nestas andanças 🤗 qualquer dica é bastante útil 😃 sou super fã das suas dicas e truques. Estou a pensar começar a fazer menu Semanal 😉 obrigada ☺️

Maria Ramos
Maria Ramos
2 anos atrás

Boa noite,
Sei que já é post "antigo" mas como já deve ter percebido, a Graça é a inspiração de muita gente. Não sei mesmo como consegue mas desde já o meu MUITO OBRIGADA, por todas estas receitas, as quais estou a guardar na minha APP, para começar a utilizar a minha MCC comprada há 1 semana. Sou vários 0 à esquerda na cozinha e só me aventurei na compra do robot por sua causa. O pouco que fiz nesta semana foram as suas receitas e a única que me aventurei a seguir da máquina (porque adoro) foi a tortilha à espanhola que saiu uma grandessíssima porcaria. Nem sequer cozinhou. Estou a juntar todas as suas da MCC para fazer ementa semanal e comprar os ingredientes que necessito. Uma vez mais MUITO OBRIGADA pelo tempo que nos dá

Maria Ramos
Maria Ramos
2 anos atrás

Este comentário foi removido pelo autor.

Go to Top