Filhós esticadas de abóbora
20
dosesMas uma receita de filhós, desta vez adaptei a receita da Avó da Joana, e de outras que também me enviaram esta versão com abóbora.
Ficaram boas fofinhas, mas continuo a preferir a versão sem abóbora.
Não que sejam más, mas as outras fazem me lembrar mais a minha infância.
Que são estas: https://gracatruquesdicas.pt/2020/11/filhoses-de-joelho-de-proenca-nova
IngredientEs
500 gr de abóbora crua cortadas aos pedaços pequenos
50 ml de água
1 pau de canela
1 pitada de sal
60 gr de açúcar branco qb para envolver depois de fritas
60 gr de açúcar amarelo
60 Casca de uma laranja sem as partes brancas
60 gr de sumo de laranja
3 ovos M
500 gr de farinha de trigo
15 gr de manteiga amolecida
30 gr de azeite morno + q.b para untar as mãos
15 gr de fermento de padeiro
30 gr aguardente
Canela em pó para polvilhar
preparação
- Coloque a abóbora pau de canela, 1 pitada de sal e 50ge de água na taça programe função dourar 14minutos/100º (na bimby usa colher inversa)
- Retire a abóbora para um pano fino, deite fora o pau de canela, deixe arrefecer um pouco e aperte bem até tirar toda a água no fim vai ficar reduzida a 80gr.
- Na taça limpa e seca coloque os açúcares a casca da laranja e triture 10seg/vel9, junte a abóbora, o sumo da laranja, o fermento e triture 20seg/vel7, baixe o que ficou nas paredes, junte os ovos, a aguardente, a manteiga o azeite, e bata 1 minuto/vel 4, junte a farinha e bata 10seg/vel 6 e de seguida selecione a função amassar 2 minutos, quando terminar descansa dois minutos e programa novamente na função amassar mais 2 minutos. ( na bimby usa a função espiga 4 minutos
- A massa fica pegajosa, por esse motivo não me apeteceu tirar da taça/copo e deixei a fermentar lá dentro, simplesmente retirei a taça/copo e embrulhei numa manta quentinha e deixei a levedar 3 horas.
- Num recipiente coloque umas 300g de açúcar e 1 colher de sopa de canela e envolva reserve.
- Coloque o óleo/azeite a aquecer, quando estiver bem quente começa a fritar, se não sabe quando o óleo está quente, tire uma bolinha de massa e coloque no óleo, se ela subir e dourar esta no ponto certo.
- com as mãos bem untadas azeite, retire pequenas porções de massa e estique rodando a massa entre os dedos, de forma que o centro fique mais fino e os rebordos mais gordinhos.
- Caso prefira pode fritar as colheradas pequenas.
- Coloque no óleo quente, mas não muito quente, se não cozinham por fora e não por dentro e frite de ambos os lados até estarem douradas, faça 2 a 3 de cade vez uma vez que elas até fritam rápido.
- Retire para um tabuleiro forrado com papel pardo ou de cozinha para tirar o excesso de óleo.
- E envolva no açúcar e canela.
- Espero que gostem.