Lombo de Porco Slow Cooking TM5

Lombo de Porco Slow Cooking TM5

0 from 0 votes
Receita por Graça – Truques & Dicas Modo de Confeção: RobotEquipamento: Bimby / Thermomix

E lá fui eu testar a função de slowcooking da TM5, sim TM5, que a TM6 já viajou para fora.

Fiquei com curiosidade de como funcionaria na bimby e como ficaria de sabor, porque é um método de cozinhar que uso bastante.

Usei a mesma quantidade que a TM6, recomenda, 800gr de lombo de porco, que no fim de cozinhada rendeu 500g.

E pronto lá esteve a bimby a cozinhar 5 horas, saiu cozinhada sim, como deve ser num slowcook, falando de textura. Sim 5 horas, a baixa temperatura, não gasta assim tanta luz quando se acha.

E uso esta forma de cozinhar quando sei que vou chegar tarde a casa, coloco a fazer de manhã e quando chego esta pronto a comer e quente.

Quanto ao sabor, para quem nunca fez slowcook pode estar bom, e de facto esta aceitável.

Mas o verdadeiro slowcook a carne cozinha no próprio suco, ou seja, começamos sem líquido praticamente nenhum, só os temperos e ela vai libertando sucos e cozinhando, nos próprios sucos e temperos e quando chegamos ao fim, temos a carne quase que envolvida com o molho.

Na bimby como a carne não fica apoiada no copo, mas sim pendurada na lâmina, a mesma quase que cozinha a vapor. No caso do lombo os sucos só começaram a ficar em contacto com a parte de baixo da carne ao fim de 4 horas, ou seja, nunca ficará tão saborosa como quando cozinhada em contacto com os sucos libertados.

O conselho que deixo é que temperem a carne muito bem temperada e deixe marinar de um dia para o outro. Para mim não é rentável, somos 6 a comer e estive 5 horas a cozinhar somente para 3, mas fica a partilha para quem gosta deste método de cozinhar, e são menos pessoas. Então deixo aqui a receita, que pode fazer na Bimby TM5 e para quem comprar a TM6, aproveite a receita gratuita.

E não me venham as meninas da IURB dizer que lá estou eu a falar da mal da Bimby, porque se eu acha-se a Bimby má, não teria mais de 1000 receitas elaboradas nela no blog, se acha-se que era má, nem sequer tinha 3 Bimbys… Se as meninas da IURB não sabem interpretar o que digo e o que escrevo, então peçam a alguém para ler e explicar, ou se quiserem muito eu faço um desenho.

O meu único mal foi ter ficado entusiasmada de mais com a TM6, e depois de a poder usar e abusar ter chegado a conclusão que a mesma é uma irmã gémea da TM5, mais bonita esteticamente e com algumas melhorias sim, mas nem todas o cliente têm liberdade de usar … Não é um Upgrade de deixar a malta louca, o que eu acho é que não devem vender a sua TM5 ao desbarato, e perder dinheiro para ir ficar com a irmã mais gira, mas se têm dinheiro para gastar força nisso… Agora quem tem a TM31 e quer fazer o upgrade, força malta, aqui sim compensa, mas não tenda a velhinha TM31, que essa é uma relíquia que nunca falha.

Se existem atualização da TM5 através da Cookey para ficar com um temporizador, se conseguem atualizar para ficar com o aspeto de ecrã azulinho claro como a TM6, E só ponderarem e fazem uma atualização que permita colocar mais tempo no temporizador e facilite a vida de quem gosta deste método.

Quanto ao facto se é aconselhável a TM5 estar tanta hora a cozinhar, já existe uma receita no cookidoo para a TM31 e a TM5, na qual esta 4:30h a cozinhar na temperatura varoma, e eu aqui só usei os 98ºC.

Deixo aqui o link da mesma: https://cookidoo.pt/recipes/recipe/pt-PT/r347494

Caramba se me leram até ao fim já merecem mesmo a receita.

Ingredientes

  • 1 lombo de porco com 800gr (peso máximo
    aconselhado pela Bimby)

  • 1 colher de chá de sal

  • 1 colher de chá de bagos de mistura
    de pimentas

  • 1 colher de café de gengibre

  • 1 colher de café de colorau

  • 1 colher de café de coentros em pó

  • 20 gr de molho inglês

  • 20 gr de molho de soja

  • 20 gr de azeite

Preparação

  • Coloque todos os ingredientes num recipiente menos o lombo e misture bem, coloque o lombo e envolva todo nessa mistura, deixe marinar pelo menos 2 duas horas para absorver bem os sabores, o melhor era de um dia para o outro.
  • Depois no copo limpo coloque o lombo na horizontal, e não na vertical, têm mesmo de ser na horizontal, para o mesmo ficar por cima da lâmina, e não cair para a lâmina.
  • Programe o tempo máximo da bimby TM5 que são 99 minutos/temperatura 98º/velocidade inversa.  Quando terminar o tempo volte a programar mais 99 minutos a mesma temperatura e velocidade e depois quando terminar mais 99 minutos a mesma temperatura e velocidade.
  • Jogo de paciência eu sei, mas estive o dia por casa.
  • Sirva com arroz branco, ou com legumes.

Vídeo da Receita

Gostou desta receita? Partilhe!

Subscrever
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mim
Mim
3 anos atrás

E há essa receita para a TM31? Será que se pode cozinhar no cesto para evitar que a lamina desfaça a carne? Ou pode ser com colher inversa?

Go to Top