Doce de abóbora simples e com nozes
1400
gr10
minutes30
minutesJá tinha a receita para a bimby, a diferença é mais pela capacidade que não conseguimos fazer tanta quantidade como na MCConnect, deixo aqui o link: https://gracatruquesdicas.pt/2015/10/doce-de-abobora-com-nozes
Fiz duas receitas de forma diferente e deixo as duas neste post, por isso existem fotos diferentes.
Receita elaborada na MCConnect do Lidl.
Conservação: num local seco e escuro (dispensa) por 6 meses ou mais.
Saibra mais sobre pasteurização e conservação e esterilizar aqui: https://gracatruquesdicas.pt/2019/09/esterilizar-pasteurizar-e-conservar
Ingredientes
- VERSÃO 1
2 kg de abobora cortada em pedaços pequenos
650 gr de açúcar branco ou amarelo
50 gr de água
1 pau de canela
- VERSÃO 2
1400 gr de abobora cortada em pedaços pequenos
650 gr de açúcar branco ou amarelo (usei amarelo)
1 pau de canela
100 gr de nozes cortadas grosseiramente
Preparação
- VERSÃO 1
Nesta cozi primeiro a abóbora e depois fiz o doce, usei açúcar branco, e como triturei mais ficou um doce mais fino, desta forma conseguimos fazer mais quantidade e é mais rápido a apurar - Comece por esterilizar os copos e tampas. Certifique-se que os frascos vedam realmente muito bem. Reserve. Se têm dúvidas de como esterilizar veja o link na introdução.
- Coloque no copo a abóbora as 50gr de água e selecione o programa vapor 10 minutos.
- Quando terminar coloque a abóbora num escorredor, pode usar o tabuleiro de vapor, e com uma colher pressione um pouco de forma a escorrer bem, mas não espremer a abóbora.
- Pese a abóbora cozida dentro da taça e junte metade do peso em açúcar, a minha tinha 1400gr.
- Triture 30 seg/vel. 8, junte o pau de canela e feche, sem o copinho medida, e coloque o cesto por cima da tampa de forma a evaporar melhor. Programe 25 minutos/vel. 2 rotação a esquerda/120º.
- Após a confeção é recomendável realizar um teste de gelificação, para verificar se o doce já está no ponto Para isso deite um pouco do doce num prato frio com uma colher. Se não escorrer é porque está no ponto, se escorrer coloque mais uns minutos na mesma temperatura e velocidade.
- Coloque um tacho com água ao lume, a quantidade de água deve chegar somente ao meio dos frascos.
- Verta o doce para os frascos feche o doce ainda quente, quando água do tacho estiver a ferver, coloque os frascos com a tampa para cima. Deixe ferver 20 minutos, com cuidado retire os frascos da água e coloque virados de cabeça para baixo, e deixe arrefecer nesta posição.
- O que acabamos de fazer chama-se pasteurização, e desta forma consegue ter doces/compotas caseiras que duram quase o ano inteiro.
- VERSÃO 2
Nesta fiz com a abóbora em cru, usei açúcar amarelo, não triturei tanto e coloquei nozes. Nesta versão só conseguimos fazer esta quantidade, pois como a abóbora têm bastante água, ao colocar mais vai ferver para fora. - Comece por esterilizar os copos e tampas. Certifique-se que os frascos vedam realmente muito bem. Reserve. Se têm dúvidas de como esterilizar veja o link deixado na introdução.
- Coloque na taça a abóbora e pique 5 seg/vel. 6, junte o açúcar e triture mais 5seg/vel. 6 e ajude com a espátula pelo bucal da tampa, junte o pau de canela e feche, sem o copinho medida, e coloque o cesto por cima da tampa de forma a evaporar melhor. Programe 45 minutos/vel. 2 rotação a esquerda/120º. Junte as nozes e programe mais 10 minutos/vel. 2 rotação a esquerda/120º.
- Após a confeção é recomendável realizar um teste de gelificação, para verificar se o doce já está no ponto Para isso deite um pouco do doce num prato frio com uma colher. Se não escorrer é porque esta no ponto, se escorrer coloque mais uns minutos na mesma temperatura e velocidade.
- Proceda à pasteurização tal como indicado na receita anterior.