Polpa de tomate temperada ou clássica – Modo tradicional
3
Litros47
minutes53
minutesTinha 7 caixas grandes de tomate para arranjar, não havia robots de cozinha que me fossem salvar. Porque nos robots as quantidades que podemos fazer são mais pequenas, e além de que acaba por dar mais trabalho para escorrermos bem o tomate.
Fazer no modo tradicional é mais fácil e rápido.
Além da polpa, também congelei algum tomate já cortado em cubos em caixas de 200g para usar quando precisar.
Cor da polpa, pode variar entre o laranja e o vermelho vivo, tudo tem haver com o estado de maturação e a qualidade do tomate que usa, ou se junta cebola e alho.
Conservação da polpa de tomate, se seguir esta receita pode guardar os frascos na dispensa o ano inteiro… sim leu bem o ano inteiro sem ganhar bolor e na dispensa em local seco e escuro.
Pois desta forma fica completamente pasteurizado… E não para pasteurizar não basta colocar em frascos quentes e a polpa quente e virar de cabeça para baixo, assim apenas a fecha a vácuo.
Sim sigo esta técnica para tudo que quero que dure o ano inteiro, inclusive os doces e compotas, perde mais 30 minutos, mas ficam as coisas bem feitas.
Ingredientes
5 kg de tomates cortados em pedaços
600 de cebola, cortadas as rodelas
9 dentes de alho
6 pés de salsa
15 gr folhas de manjericão (ou uma colher de chá caso sejam secas)
2 pés de tomilho, (ou uma colher de chá caso sejam secas) opcional
2 pés de alecrim, (ou uma colher de chá caso sejam secas) opcional
3 colher de sopa de sal
100 de azeite
(pode substituir estas ervas por outras a gosto)
Preparação
- As ervas são opcional e nesta só usei manjericão, lave e reserve as ervas escolhidas.
- Lave os tomates, tire o pé e corte em pedaços grosseiros, as quantidades é as que tiver ou couber na sua panela, pode fazer a medida do que têm em sua casa.
- Coloque, a cebola, o alho e o azeite numa panela grande e refogar, junte o tomate e deixe cozinhar. Quando começar a ferver, com a ajuda de uma concha retire alguma água que o tomate vai libertando e descarte. Não toda, para não ficar demasiado espessa.
- Enquanto a popa faz esterilize os frascos, pode fazer de várias maneiras. Pode encher os frascos até meio com água e colocar no micro-ondas 10 minutos na potencia máxima.
- Pode colocar no forno sem água 30 minutos a 100º. Pode colocar num tacho com água e deixar ferver 2 minutos.(Eu opto pelo tacho.)
- Quando terminar, junte as ervas e o sal pelo bocal da tampa, aguarde 2 minutos, coloque o copo de medidor e triture progressivamente vel. 3,5 e7 durante 1 minuto.
- Quando os tomates estiverem murchos, junte as ervas e o sal, deixe cozinhar mais uns 3 minutos, com a varinha mágica reduza a puré tudo.
- Quando terminar de triturar , retire os frascos da água quente/forno/microondas, verta a polpa quente lá dentro, feche os frascos bem fechados. Volte a colocar os frascos dentro da água quente no tacho e deixe ferver por 20 minutos, com a cabeça para cima.
- Como pode ver nesta foto.
- Depois de ferver, com muito cuidado retire e vire de cabeça para baixo até arrefecer.
- Quando frios vira de cabeça para cima e guarda na dispensa.
- Esta polpa não precisa de ser guardada no frigorífico, conserva-se durante meses na dispensa, pois fica fechada a vácuo.