Pão de Água semi-integral
1
dose de 1.200grAndo a tentar não fazer só pão branco, tentar fazer um pão mais rico em fibras, com farinha menos processada.
Então como o pão de água é o que melhor se come, o que mais dias se mantém fofo, pegue nele, para começar aos poucos a reproduzir, mas com outras farinhas misturadas, não tentem fazer só com farinha integral que vai ficar uma coisa massuda e nada boa.
Temos sempre de usar uma mistura, queria tentar com centeio, mas o meu centeio acabou, por isso tive de usar trigo t65
Não é um pão rápido, aliás nenhum pão bom, bom é rápido, pois para termos um pão leve e arejado temos sempre de esperar pelo processo de fermentação, e esse processo é lento e demorado, mas no final compensa. Este ainda mais demorado é porque a farinha numa primeira etapa é hidratada.
Mas o resultado final é fantástico, que ainda não experimentou faça-o. Pelo menos uma vez.
Todos os pães levam água e este também, mas devido à quantidade usada faz com que o seu nome seja pão de Água, quase parece o pão de Mafra para quem conhece
A massa não é compacta, é mais para o elástico, tornando-a mais difícil de tirar do copo, mas bastante fácil de moldar.
Todos os pães levam água e este também, mas devido à quantidade usada faz com que o seu nome seja pão de Água, quase parece o pão de Mafra para quem conhece
A massa não é compacta, é mais para o elástico, tornando-a mais difícil de tirar do copo, mas bastante fácil de moldar.
A receita foi tirada do novo livro Bimby: “A Bimby faz”, só fiz uma alteração que é juntar fécula de batata na massa, pois a mesma faz com que o pão fique fofo mais dias, pois uma das dificuldades de fazer pão em casa, é que como usamos basicamente água e farinha, e não conservantes, o pão não dura tanto tempo fofo, mas experimentem este truque da fécula de batata e depois diga-me.
NÃO FAÇA ESTA RECEITA NA MCCONNECT NEM NA KCOOK MULTI, pois ultrapassa o peso máximo de farinha.
Deixo também a receita do pão de água normal (só farinha de trigo) em vídeo, para verem o truque de como tirar a massa da taça, e como fazer a dobra.
Ingredientes
550 gr de água
520 gr de Farinha T65, mais q.b para polvilhar (se for usar t55, retire 50gr a água)
200 gr de farinha de trigo integral T150
20 gr de fermento de padeiro fresco ou uma saqueta de 11gr de fermipan
10 gr de sal
20 gr de fécula de batata (opcional, não é obrigatório)
Preparação
- Coloque no copo a água e as farinhas e misturar 20Seg/Vel. 6.
- Deixe a farinha hidratar cerca de 40Min.
- Junte o fermento, a fécula de batata e o sal e amassar 6Min./Vel. Espiga.
- Retire do copo e coloque a massa num recipiente e deixar levedar cerca de 2 horas ou até que dobre de volume.
- Antes de levedar:
- Depois de levedar:
- Podem também deixar no frigorífico até 24h. Se assim fizerem deverão retirar 30Min antes da cozedura e deixar a massa a temperatura ambiente, antes de a colocar no forno.
- Depois de levedar, polvilhe a bancada com farinha, dar a forma e dobrar 1/3 da massa sobre si própria e entalar por baixo.
- Pré-aquecer o forno a 250ºC.
- Coloque o Pão, num tabuleiro polvilhado com bastante farinha, pede para fazer um corte a meio com uma lâmina ou faca bem afiada, mas só superficial.
- Coloque um tabuleiro a parte com água no fundo do forno, para ter uma crosta mais estaladiça (vai fazer toda a diferença)
- Baixe a temperatura do forno para os 200 -200ºC, calor só por baixo e colocar o Pão no forno e deixar cozer cerca de 55 minutos.
Mas cada forno é um forno, se tiver dúvidas se o pão esta cozido ao não retire e bata na base do pão, se o som for oco é porque esta cozido, se não deixe ficar mais uns minutos
Vídeo da Receita
Truques & Dicas
- Depois de frio fatie o pão e congele, quando quiser é só tirar a quantidade que quer e deixar descongelar em temperatura ambiente ou uns segundos no micro-ondas.