Pão de Água

Pão de Água

4 from 1 vote
Receita por Graça – Truques & Dicas Modo de Confeção: RobotEquipamento: Bimby / Thermomix
Doses

1

pão de 1.200gr

Sem dúvida o melhor de todos os pães caseiros que tenho feito.

Não é um pão rápido, alias nenhum pão bom, bom é rápido, pois para termos um pão leve e arejado temos sempre de esperar pelo processo de fermentação, e esse processo é lento e demorado, mas no final compensa. Este ainda mais demorado é porque a farinha numa primeira etapa é hidratada.

Mas o resultado final é fantástico, que ainda não experimentou faça-o. Pelo menos uma vez. Todos os pães levam água e este também, mas devido à quantidade usada faz com que o seu nome seja pão de Água, quase parece o pão de Mafra para quem conhece A massa não é compacta, é mais para o elástico, tornando-a mais difícil de tirar do copo, mas bastante fácil de moldar.



A receita foi tirada do novo livro Bimby: A Bimby faz, só fiz uma alteração que é juntar fécula de batata na massa, pois a mesma faz com que o pão fique fofo mais dias, pois uma das dificuldades de fazer pão em casa, é que como usamos basicamente água e farinha, e não conservantes, o pão não dura tanto tempo fofo, mas experimentem este truque da fécula de batata e depois diga-me.

Ingredientes

  • 550 ml de água

  • 720 gr de Farinha T65, mais q.b para polvilhar

  • 7 gr de fermento seco em pó, FERMIPAN (eu usei 15 gr de fermento fresco)

  • 10 gr de sal

  • 20 gr de fécula de batata

Preparação

  • Coloque no copo a água e a farinha e misturar 20Seg/Vel. 6.
  • Deixe a farinha hidratar cerca de 40Min.
  • Junte o fermento, a fécula de batata e o sal e amassar 6Min./Vel. Espiga.
  • Retire do copo e coloque a massa num recipiente e deixar levedar cerca de 2 horas ou até que dobre de volume.
  • Podem também deixar no frigorífico até 24h. Se assim fizerem deverão retirar 30Min antes da cozedura e deixar a massa a temperatura ambiente, antes de a colocar no forno. (ainda não testei)
  • Depois de levedar, polvilhe a bancada com farinha, dar a forma e dobrar 1/3 da massa sobre si própria e entalar por baixo.
  • Pré-aquecer o forno a 250º
  • Coloque o Pão, num tabuleiro polvilhado com bastante farinha, pede para fazer um corte a meio com uma lâmina ou faca bem afiada, mas só superficial, eu esqueci-me.
  • Coloque um tabuleiro a parte com água no fundo do forno, para ter uma crosta
    mais estaladiça (vai fazer toda a diferença)
  • Baixe a temperatura do forno para os 200º, colocar o Pão no forno e deixar cozer cerca de 55 minutos. Mas cada forno é um forno, se tiver duvidas se o pão esta cozido ao não retire e bata na base do pão, se o som for oco é porque esta cozido, se não deixe ficar mais uns minutos

Vídeo da Receita

Truques & Dicas

  • Depois de frio fatie o pão e congele, quando quiser é só tirar a quantidade que quer e deixar descongelar em temperatura ambiente ou uns segundos no microondas.
  • Veja o vídeo acima para ver como fazer a dobra

Gostou desta receita? Partilhe!

Subscrever
Notify of
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anónimo
Anónimo
5 anos atrás

Fiz esta receita e adorei e todos cá em cas, claro! Vivo em Espanha e aquí sempre sabe bem ter um bocadinho de Portugal e mais este pão. Tinha perdido esta receita, que para mim é muito melhor que a receita original… Muito obrigada!

Andreia Maruta
Andreia Maruta
4 anos atrás

Ola GRaça. É obrigatório colocar fécula de batata?
Se não colocar, o pão ficará bom?

Unknown
Unknown
4 anos atrás

Fiz a receita e deixei hidratar os 40min. Ficou demasiado líquida a massa. Continuei a receita, pensei que poderia ser assim, e deixei levedar as 2h. Ao fim de 2h a massa cresceu mas continuou líquida e mal lhe pus a mão desceu logo e voltou ao início.
Desiludida 😔

Claudia
Claudia
3 anos atrás

Boa tarde. Juntou o fermento fresco após a hidrataçao da agua com a farinha correcto? O fermento derrete bem, tendo em conta que nao é dissolvido primeiro? Obg.

MMT
MMT
3 anos atrás
Reply to  Claudia

Se se usar fermento fresco em que altura se coloca? Dissolve-se em água? Quanto? Obg

Cris
Cris
3 anos atrás

A minha massa ficou mto líquida, mesmo dps das 2h a levedar continua…

Unknown
Unknown
2 anos atrás

Também fiz e a massa ficou líquida depois de hidratar e depois de levedar 2 horas mexi estava líquida e baixou ao tamanho normal. Acrescentei mais farinha e levei ao forno pois nem conseguia modelar por estar líquida.
Não percebo o que fiz mal🤔😢

Ana Shuster
Ana Shuster
2 anos atrás

Estou a fazer agora e deixar a levedar. A massa está muito líquida, não sei se vai resultar. Já vi que o problema não foi só comigo…Vamos ver como sai…Estou triste.

Go to Top