Doce de ameixas
Mais uma vez andamos por aqui a aproveitar a fruta da época, e uma das soluções é recorrer as compotas e doces. Pois assim podemos tirar partido dessa fruta noutras alturas do ano, usando as mesmas para rechear bolos e tortas, para comer no pão ou em torradas, e assim acabamos por poupar.
Também é uma ótima ideia para oferecer junto de um cabaz como prenda de natal.
Se fizer como a receita diz e a seguir a cozinhar e enfrascar fizer a pasteurização, tem compota que dura o ano todo.
E outra coisa que não vale é cortar no açúcar, pois a função do açúcar na compota não é só adoçar é também conservar. E ninguém come um pote de doce sozinho num dia.
Se preferir pode fazer compota sem açúcar, deixo aqui o link da receita, mas esta só se conserva no frio durante 15 dias.
Ingredientes
800 gr de ameixa sem caroço e com casca
400 gr de açúcar amarelo
1 pau de canela
1 casca de limão
Preparação
- Lave e tire os caroços as ameixas e coloque no copo pique 5 seg/vel. 7, junte o pau de canela. A casca do limão e o açúcar, feche a tampa e programe 40 minutos / varoma / vel. colher inversa ( use os 120º na TM5)
- Retire o pau de canela e a casca e coloque o doce ainda quente em frascos esterilizados, eu esterilizo num tacho com água e deixo ferver 15 minutos, depois tiro e coloco o doce quente nos frascos quente e fecho os frascos, volto a meter num tacho com água (até +/- 2/3 do frasco) e depois da água começar a ferver, deixe ficar a ferver durante 20 minutos.
- Depois com muito cuidado retire os frascos do tacho e vire-os com a tampa para baixo e deixe assim até terem arrefecido completamente.
Desta forma pode guardar na despensa, não necessita de frigorífico a não ser depois de aberto o frasco.