Doce de tomate com manjericão
550
doses5
minutes45
minutes20
minutesCom tanto tomate há que recordar os tempos de infância e saborear um belo doce de tomate caseiro, desta vez decidi fugir ao tradicional e juntar mangericão, se é bom em molhos de tomate, em doce também deveria de ficar bom.
E a verdade é que ficou mesmo bom, pelo menos quem experimentou gostou.
E se servir com queijos ou requeijão melhor fica.
Se têm muitos tomates pode fazer doce e no natal oferecer como presente, ou juntar a um cabaz de natal feito por si.
Quanto ao facto de fazer doce de tomate na bimby ou em outro robot de cozinha, tenha em atenção de não ultrapassar esta quantidade, pois o tomate tal como o morango e frutos vermelhos, quando cozinhados a mais temperatura tendem a fazer espuma e a mesma sobre pelo copo e vêm cá parar tudo fora.
Por isso a fazer doce de tomate ou morango ou frutos vermelhos não saia de perto do seu robot de cozinha.
Caso comece a subir aumente a velocidade para 3 colher inversa e 115º
Esta capacidade de tomate é para a TM5 e TM6, na TM31 use somente 800gr e use temperatura Varoma
Quem quer fazer muito doce de tomate é uma chatice, e nesse caso acho que mais fácil e mais rápido é usar a bimby para triturar e colocar num tacho ou panela e levar ao fogão, porque no mesmo tempo ou quase faz muito mais quantidade.
Aqui fica como pasteurizar e ter compotas o ano inteiro ou mais tempo: https://gracatruquesdicas.pt/2019/09/esterilizar-pasteurizar-e-conservar
Ingredientes
900 gr de tomates (usei com pele e sementes)
450 gr de açúcar (usei amarelo)
15 gr de folhas de mangericão frescas
1 pau de canela
2 c.sopa de vinagre balsâmico ( não é obrigatório, é uma dica se for usar este doce para acompanhar com queijos fica ainda melhor, junte com o açúcar no inicio.
Preparação
- Programe na sua bimby 10seg/vel. 7 e verta as folhas do mangericão pelo bucal da tampa.
- Depois abra baixe o mangericão que ficou nas pareces, coloque o tomate e triture 5seg/vel. 5, junte o açúcar e programe 30 minutos/120º/velocidade 3. Sem o copo medida colocado, mas sim o cesto, para evaporar melhor e evitar salpicos
- Junte o pau de canela e programe mais 15 minutos /120/vel. 2 inversa.
- Retire o pau de canela e verta para frascos esterilizados, caso seja para consumo nos próximos meses, basta que feche os frascos ainda quentes e vire de cabeça para baixo. Quando arrefecer vire para cima e guarde na dispensa até +/- 2 meses, ou no frio depois de abertos.
- Caso seja para guardar para oferecer no natal, ou para ter doce o ano inteiro, têm de pasteurizar o mesmo, desta forma garante que retira todo e qualquer oxigénio que ainda exista dentro do frasco e em contacto com o doce, aos poucos vai alterar o mesmo, e até azedar.